sábado, 5 de março de 2016

Quando se parte o leme...

"Na quarta vigilia da noite, 
Ele foi ter com eles,
Caminhando sobre o mar" 
Mt 14, 25

Dias há
Em que as horas não têm tempo, 
Em que o tempo não tem noite,
Em que a noite não tem escuridão.

Dias há
Em que se parte o leme,
Em que o mar rasga o barco,
Em que o barco procura o Mestre.

Mestre,
onde moras?
onde permaneces?
onde Te revelas?

Mestre,
descalça-me as sandálias...
Desce do Horeb...
Toca o mar...
Como a lua em Nisan...

Noites há,
Em que a luz é mais quente que o sol
Em que o sol dá as mãos à irmã Lua,
Em que a lua traça de cor os passos.

Hoje Senhor,
Diante de ti,
A história é ferida de eternidade,
A eternidade desenha o rosto na sombra,
A sombra desvanece-se

Porque...
Na quarta vigília da noite
Vens ter connosco.

Porque...
Quando se parte o leme
O importante
não é o porto,
não é o farol,
nem a bússola ou astrolábio,
nem mapa ou GPS.

Aí 
onde a luz parece ser mais escura que a noite
Eu oiço os Teus passos leves sobre o mar...
Eu oiço o marulhar da voz de Pedro:
"Senhor, vais lavar-me os pés?"

Do Verbo nasce a palavra:
"Não, Pedro!"
"Vou descalçar-te as sandálias!"
"Quero que tomes parte no Meu mar!"

Porque
quando se parte o leme,
O importante é a Vida!


Na quarta vigilia da noite, Ele,
Caminho, Verdade e Vida,
 foi ter com eles, caminhando sobre o mar! 
Mt 14, 25

À Funchal 7, nas 24h para Ele.
05.03.16
P. Estêvão 

Sem comentários: