sábado, 29 de novembro de 2014

Abrir os olhos às coisas da eternidade....

Os tempos fortes da vida cristã são sempre antecedidos por espaços de especial preparação que nos devem levar ao essencial e nuclear da experiência cristã. O Advento (antes da vinda) é um tempo e espaço para a preparação e purificação para o Nascimento de Jesus.
Na relação com Jesus, nomeadamente nos Evangelhos, sobretudo São Lucas, somos solicitados para uma pedagogia do olhar, que leve ao verdadeiro encontro com a pessoa de Jesus Cristo. Existe como que um percurso de conversão que nos leva desde a fisiologia do olho à profundidade da visão, enquanto sentido Epifanico, que nos leva de criaturas a Filhos de Deus.Começamos por querer olhar e ver Jesus para nos deixarmos ver POR Ele, e olhar e ver COMO Ele.
Ao traçar um possível caminho de preparação especial para o Advento, sugiro que façamos deste tempo uma escola do olhar. Para isto, recordo aqui uma das cartas da Venerável Irmã Wilson a Maria Cecília (28.12.1913), que se encontrava cega. Diz-lhe: “Tirando a vista deste mundo, Ele quer certamente abrir-lhe os olhos às coisas da eternidade e fixá-los n’Ele próprio, que é a luz das nossas almas, nossa vida, nosso tudo.”
O tempo do Advento e Natal cansa os nossos olhos e deslumbramento com as luzes, decorações, imagens, postais, etc. Daqui advém o risco de perdermos a capacidade da Visão, daquele olhar biblíco, que se centra em ver Jesus, que nos vê, e que nos quer a olhar e a ver como Ele.
Para nós cristãos é importante acolher e meditar aquelas palavras de Mary Jane Wilson para que possamos fazer verdadeiramente Advento. Fixar o nosso olha n’Ele próprio, razão de ser do Natal, do Advento. Encontrar-se com Jesus, recusando desencontrar-se d’Ele, no emaranhado de tantas solicitações que nos dispersam do essencial. Aliás, este olhar de fé, tantas vezes solicitado pela Irmã Wilson, é para nós fundamental se quisermos verdadeiramente nos abaixarmos diante do Menino, que é Deus-connosco.
Caminho de Advento – aprender a olhar e ver Jesus, para que olhados por Ele, possamos olhar e ver com e como Jesus: os nossos Zaqueus, filhos pródigos, Bartimeus…e também as aves do céu e os lírios do campo.
Tempo de Advento: Abrir os olhos às coisas da eternidade.

Pe António Estêvão Fernandes
In Boletim A Boa Mãe 

Sem comentários: